terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cycle Chic: bicicleta com elegância

Já repararam como andar de bicicleta virou uma atitude fashion?  A moda e consciência ecológica se unem e deixam para trás a idéia que bicicleta é apenas artigo esportivo e mostra que pode ser um meio de locomoção. Nada de roupas esportivas ou visuais largados para pedalar, a bike pode combinar com o estilo de cada um. 
Os adeptos do cycle chic aliam pedal e estilo, usando roupas pedaláveis - bonitas e confortáveis. Nada de roupas de praticar esporte. A ideia é encarar o trânsito de bike e chegar aos compromissos vestido do mesmo jeito que estaria se tivesse ido de carro, ônibus, táxi ou a pé.
O movimento surgiu em 2006 na Dinamarca, onde foi criado o blog Copenhagen cycle chic. A ideia era mostrar como as pessoas se vestiam para andar de bicicleta na capital mundial do ciclismo. Desde então, surgiram vários blogs do gênero por todo o mundo. No Brasil já surgiu o Curitiba cycle chic, Porto Alegre cycle chic, Rio de Janeiro cycle chic e Gata de rodas(SP cycle chic). Ao entrar nesses sites, você acaba descobrindo um monte de outros links para outros sites e blogs sobre o tema, para quem curte serão horas navegando.
E é difícil mesmo estar arrumadinha com andar/pedalar por aí, por causa do esforço, do calor ou do frio, do suor, do vento… E o segredo? Sobreposição! Em um dia quente vale apostar em pedalar de calça soltinha e regata e quando chegar no trabalho acrescentar um cardigan ou uma paletozinho. Ou em um dia frio dá pra sair de casa com a calça soltinha, camiseta, cardigan e casaco de lã e conforme o calor vai aumentando, por conta do esforço, é só tirar as camadas e depois acrescentar quando chegar ao destino.
E as grifes começaram a criar seus modelos luxuosos de bikes. A Emporio Armani fez uma em parceria com a Bianchi, responsável pela fabricação e distribuição. Karl Lagerfeld criou um modelo pra Chanel que imita o modelo da bolsa 2.55, aquela com alças de corrente. Já a Fendi criou a “Abici Amante Donna”, feita à mão e tem uma caixinha fofa no lugar da cestinha. E ainda teve Marc Jacobs, que desfilou uma coleção masculina pela Louis Vuitton na temporada de verão 2010 inspirada nos mensageiros que se locomovem de bicicleta.
Modelo Chanel
Modelo Fendi

Calças, saias, bermudas, shorst – tem que ser confortável e permitir que o movimente seja livre. A princípio parece estranho andar de bicicleta com saia e vestido, mas é super comum e divertido, mas para quem não quiser arriscar, a meia-calça ou a legging podem ajudar.
Os sapatos têm que ser os mais confortáveis do guarda-roupa: rasteirinhas, sapatilhas, peep-toes, botas flat, oxford – e em dias de chuva a famosa galocha. Para quem ama salto e não vive sem, pode andar de bicicleta e salto, é só escolher saltos mais confortáveis como os mais grossos ou anabelas.


Agora é só sair por ai espalhando consciência sustentável e fashionismo.

Beijos  Equipe Maria Cabide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho :)